Microsoft Azure

O Microsoft Azure, anteriormente conhecido como Windows Azure, é a plataforma de computação em nuvem da Microsoft. Os usuários podem escolher entre diversos serviços para desenvolver e dimensionar novos aplicativos ou executar na nuvem os aplicativos existentes. O Microsoft Azure é considerado uma oferta de Plataforma como Serviço e Infraestrutura como Serviço.

Principais serviços e produtos do Azure:

Computação, esses serviços permitem implantar e gerenciar individualmente as máquinas virtuais, os contêineres e o processamento em lote, além de oferecer suporte ao acesso remoto a aplicativos.

Web, esses serviços oferecem suporte ao desenvolvimento e implantação de aplicativos da Web, bem como fornecem recursos para pesquisa, entrega de conteúdo, gerenciamento de interface de programação de aplicativos, notificação e geração de relatórios.

Armazenamento de dados, essa categoria de serviços oferece espaço de armazenamento escalável para informações estruturadas e não estruturadas, como também suporta grandes projetos de dados, armazenamento persistente e armazenamento de arquivos.

Análise, essas soluções fornecem análise e armazenamento distribuídos, além de recursos para análise em tempo real, análise de grande quantidade de dados, aprendizado de máquina, inteligência comercial, fluxos de dados da Internet das coisas e armazenamento de dados.

Rede, este grupo compreende redes virtuais, conexões e gateways dedicados, além de soluções para gerenciamento e diagnóstico de tráfego, balanceamento de carga, hospedagem de sistema e proteção de rede.

Rede de entrega de mídia e conteúdo, esses serviços incluem streaming sob demanda, proteção de direitos digitais, codificação e reprodução e indexação de mídia.

Integração híbrida, serviços para backup de servidores, recuperação de sites e conexão de nuvens públicas e privadas.

Gerenciamento de identidade e acesso. Estes serviços garantem que apenas usuários autorizados possam acessar os recursos do Azure e ajudam a proteger as chaves de criptografia, além de outras informações muito confidenciais na nuvem. Os serviços incluem suporte ao Azure Active Directory e autenticação multifator.

Internet of things. Essas soluções ajudam os usuários a capturar, monitorar e examinar dados de IoT junto com outros dispositivos. Os serviços incluem notificações, análises, monitoramento e suporte para codificação e execução.

Desenvolvimento. Essas soluções ajudam os desenvolvedores de aplicativos a compartilhar código, testar software e rastrear possíveis problemas. O Azure oferece suporte a uma ampla variedade de linguagens de programação de aplicativos, incluindo JavaScript, Python, .NET e Node.js. As ferramentas nesta categoria também incluem suporte para o Visual Studio, kits de desenvolvimento de software e blockchain.

Segurança. Esses produtos oferecem recursos para identificar e reagir a ameaças à segurança da nuvem, além de gerenciar chaves de criptografia junto com outros ativos muito sensíveis.

Inteligência artificial e aprendizado de máquina, é uma ampla gama de serviços que o desenvolvedor pode usar para incluir recursos de aprendizado de máquina, IA e computação cognitiva em conjuntos com software e dados.

Os Contêineres, ajudam as empresas a criar, registrar, organizar e gerenciar grandes volumes de contêineres na nuvem do Azure usando plataformas comuns como Docker e Kubernetes.

Banco de Dados. Esta categoria inclui ofertas de Banco de Dados como Serviço para SQL e NoSQL, além de outras instâncias de banco de dados, como o Azure Cosmos DB e o Banco de Dados do Azure para PostgreSQL.

Em vez de investir em servidores e armazenamento locais, as organizações podem optar por executar alguns ou todos os aplicativos de negócios no Azure. Para garantir a acessibilidade, a Microsoft possui data centers do Azure localizados em todo o mundo. Os serviços do Microsoft Azure podem ser encontrados em 54 regiões, espalhadas por 140 países. Assim como ocorre com alguns outros fornecedores de nuvem pública, o Azure usa principalmente um modelo de preço de pagamento conforme o uso. No entanto, se um único aplicativo usar vários serviços do Azure, cada serviço poderá envolver vários níveis de preços.

Presentation of the video courses powered by Udemy for WordPress.